Domingo, 20 de Setembro de 2015

Vasco Moreira sobre youtube

"O YouTube como muitas outras plataformas de video que existem, servem para fazer aquilo que muitos meios de comunicação deviam fazer e não o fazem. Que é divulgar música, ou melhor, os músicos colocarem os seus trabalhos à disposição das pessoas. Hoje em dia a web é vista de uma forma diferente do que há 15 anos atrás. Fosse o YouTube, fosse um download gratuito ou mesmo vendido digitalmente por €0,99 no soundclick ou no itunes, simplesmente não tinhas " Cotação " social porque nunca tinhas aparecido noTop +. Mas as pessoas começaram-se a aperceber que um disco legalmente vendido pode ainda estar na prateleira da loja. Ou seja, está pago legalmente, poderá aparecer nos discos mais vendidos se editares legalmente por exemplo 10000 CDs numa semana. Mesmo que só tenhas reproduzido na gráfica 10: um para ti e os outros 9 para os amigos. E pagaste na SPA e na AFP por exemplo 2€ por cada exemplar. Para legalizar só tens que apresentar um exemplar do CD. Mesmo que as outras copias não existam. Mas percebo. É uma forma de divulgação. E estás no Top. Mas volto a dizer, é uma forma de promoção.

Mas voltando ao YouTube. É fundamental esse tipo de plataformas nos dias de hoje, porque as pessoas podem ouvir música com mais facilidade do que há uns anos atrás.

Porque há 15 anos atrás a NET alem de ter pouca cotação, muito pouca gente a tinha. Porque um computador era caríssimo, e os Tablets não existiam sequer. Telemóveis? Só chamadas e mensagens.

E os CDs? Pois, eram mais caros e o único meio de os músicos se inspirarem. Porque antes gostavas de uma banda, tinhas de esperar um mês porque tinhas comprado uma guitarra ou um amplificador. Hoje podes ir logo ao YouTube, ou tentar sacar um download gratuito de preferencia

Já me disseram para promover mais os meus videos YouTube, mas eu acho que esta bem assim. Porque pagar 500 ou 1000 euros por semana para aparecer em primeiro (por exemplo) no género Rock no youtube e logo na pagina inicial... fica um bocado puxado...Mas volto a dizer tal como nos CDs, que é sempre uma forma de divulgação. Só que eu nunca andei a trabalhar para ninguém, e prefiro receber um feedback de um amigo virtual de outro país e dizer-me que fez download de uma música (ou mais) e que nunca viu nenhum video meu porque nunca calhou.

E já tantas vezes eu cliquei em vídeos na primeira pagina do Youtube que contou como visita, não vi até ao fim e.....detestei.


publicado por Zagati Prod. às 13:47
link do post | comentar | favorito
| | partilhar

.Gritali - Reverbnation

.Store

.Julho 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14
15

16
17
18
19
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.posts recentes

. Mismatch

. Fotografias

. ...

. ...

. Reverbnation - Downloads

. Soundclick - Downloads

. Bandcamp - Downloads

. Me & my digital recorder

. ...

. Emotions of silence

.Dailymotion

.mais sobre mim

.links

.Downloads

https://app.box.com/shared/dcr0qh1gj6

.pesquisar

 

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO

.subscrever feeds